A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Pemba prendeu e abriu um processo criminal contra um jovem de 30 anos por supostamente incitar a violência e espalhar desinformação sobre a presença de terroristas nas proximidades da capital da província de Cabo Delgado.
A porta-voz da PRM, Eugénia Nhamussua, afirmou à imprensa que o jovem identificou Ingonane, Cariacó e Paquitequete como os bairros visados em um vídeo que circulava nas redes sociais. As autoridades acreditam que o vídeo do jovem provocou pânico entre os habitantes da cidade de Pemba, a qual acolhe muitas famílias afetadas pelo terrorismo em Cabo Delgado.
No vídeo, com duração de 39 minutos, o jovem pede às pessoas que tomem precauções, pois afirma que os supostos terroristas estão passando pelas residências durante a noite. Ele diz: "Pessoal, a partir das 22h00, se alguém bater à sua porta e pedir licença, por favor não abra a porta. São esses terroristas, se você abrir, já era. Isso aconteceu nos bairros Cariacó, Ingonane e Paquite.
Leia também: Madrugada de agitação após a presença de suspeitos de terrorismo em Cabo Delgado
Compartilhem com seus amigos e familiares, não abram a porta", conforme visto no vídeo disseminado nas redes sociais. Mais tarde, o autor do vídeo, envergonhado e arrependido, explicou que não pretendia causar pânico e, sob custódia policial, pediu desculpas às autoridades. Leia mais...
Fonte: A Carta