Suspeita de caso de varíola dos macacos em Malawi.
Um caso suspeito de varíola dos macacos foi identificado na cidade de Blantyre, Malawi. O paciente está internado no Hospital Central Queen Elizabeth, após ter inicialmente procurado atendimento no Hospital de Chikwawa, onde reside.
No Hospital Central em Blantyre, o paciente apresentou sintomas semelhantes aos da varíola dos macacos. O diretor dos Serviços Distritais de Saúde de Blantyre, Guift Kawalazira, informou que o caso ainda está em fase de investigação nos laboratórios de referência do país.
Há suspeitas de que o paciente tenha tido contato com duas pessoas em Chikwawa que também apresentam sintomas similares.
Em resposta a essa suspeita, as autoridades de saúde dos distritos de Blantyre e Chikwawa intensificaram a vigilância sanitária e as campanhas de conscientização junto à população.
Ler também:
Falece mulher incendiada pelo marido em Tete
No Aeroporto Internacional de Chileka, em Blantyre, está sendo implementado o rastreamento do Mpox para todos os viajantes que chegam ou saem do Malawi. O governo pede que os viajantes cooperem, fazendo o check-in antecipado para agilizar o processo.
Durante o rastreamento, os passageiros terão a temperatura corporal medida, passarão por uma avaliação de saúde e precisarão preencher formulários de declaração de saúde.
A varíola dos macacos é uma doença viral zoonótica que já afetou mais de 50 mil pessoas globalmente, com mais de 17 mil casos suspeitos na África. A Organização Mundial da Saúde a declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional em julho de 2022. Ler mais...
Fonte: Folha Maputo