Félix Tshisekedi solicita sanções contra o Ruanda.

Félix Tshisekedi solicita sanções contra o Ruanda.
Foto: GettyImages


Félix Tshisekedi solicita sanções contra o Ruanda.

O presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, solicitou à comunidade internacional que impusesse sanções ao Ruanda por sua suposta contribuição para a instabilidade em seu país. O apelo foi feito durante a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, nesta quarta-feira.

Em seu discurso, Tshisekedi destacou que o ressurgimento do Movimento 23 de Março (M23), supostamente apoiado pelo Ruanda, resultou em uma crise humanitária sem precedentes, com mais de 7 milhões de deslocados em sua nação.

Ele denunciou o que considerou uma séria violação da soberania congolesa e pediu às Nações Unidas que intensificassem a implementação das recomendações da coalizão global contra o Estado Islâmico, do qual a RDC faz parte, expressando preocupação com a crescente presença do terrorismo na África.

De acordo com a Human Rights Watch no Quênia, desde o início de 2024, o exército ruandês e o M23 têm atacado indiscriminadamente campos de deslocados e áreas densamente povoadas perto de Goma. A organização documentou cinco ataques ilegais que resultaram em mortes de civis, incluindo um incidente em 3 de maio que deixou 35 mortos no campo de Mugunga.

Enquanto os Estados Unidos, a França e a República Democrática do Congo frequentemente acusam o Ruanda de apoiar o M23, o Conselho de Segurança da ONU até o momento apenas condenou o apoio militar estrangeiro ao grupo, sem tomar medidas adicionais.

Fonte: O País


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate