Pelo menos 20 pessoas perderam a vida no naufrágio de uma embarcação que transportava mais de 300 passageiros, em um rio no sudoeste da República Democrática do Congo (RDC). Autoridades locais informaram que centenas de pessoas ainda estão desaparecidas.
O administrador do território de Kutu, Jacques Nzenza, relatou à agência de notícias France-Presse (AFP) que "a embarcação estava a caminho de Nioki, transportando aproximadamente 300 pessoas e mercadorias, quando afundou."
O incidente ocorreu no domingo, no rio Lukenie, enquanto o barco atravessava o território de Kutu, na província de Mai-Ndombe. Acredita-se que o naufrágio tenha sido causado por uma colisão com troncos submersos.
Fidèle Modjuu, presidente do município de Tolo, afirmou que a sobrecarga e a navegação noturna foram as principais causas do acidente.
O governador da província de Mai-Ndombe, Nkoso Kevani, manifestou suas condolências às famílias das vítimas e prometeu adotar medidas para prevenir futuros naufrágios.
"Precisamos garantir a segurança das embarcações. Isso faz parte do nosso plano, e nos próximos meses, haverá mais segurança nesses barcos", assegurou Kevani.
Vale lembrar que, em 28 de julho, outro acidente fluvial no rio Lualaba resultou na morte de pelo menos 36 pessoas.