SUSPEITA DE VARÍOLA DOS MACACOS EM MAPUTO
No último fim de semana, o Hospital Geral José Macamo, em Maputo, identificou um possível caso de varíola dos macacos, conhecida cientificamente como "mpox".
O paciente, um homem de 35 anos residente no bairro de Bagamoyo, procurou atendimento na unidade hospitalar apresentando sintomas associados à doença.
As autoridades de saúde informaram que amostras foram coletadas para confirmar se se trata realmente da varíola dos macacos. O paciente está internado em isolamento, sendo monitorado pelo Instituto Nacional da Saúde (INS).
A varíola dos macacos, ou Monkeypox, é uma doença viral transmitida de animais para humanos. O vírus pertence à mesma família do vírus da varíola clássica e foi identificado pela primeira vez em 1958, em macacos de laboratório. O primeiro caso em humanos foi registrado em 1970, na República Democrática do Congo.
Originalmente, a doença é endêmica em regiões da África Central e Ocidental, mas tem chamado atenção recentemente devido ao aumento de casos em áreas onde não era comum.
Fonte: TV sucesso