Tribunal venezuelano ratifica vitória de Maduro

Tribunal venezuelano ratifica vitória de Maduro

Tribunal venezuelano ratifica vitória de Maduro

É oficial: Nicolás Maduro foi confirmado como vencedor das eleições de 28 de julho. O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela, após analisar as atas fornecidas pelo Conselho Nacional Eleitoral, ratificou nesta quinta-feira a vitória do Presidente.

Com essa decisão, o processo eleitoral é encerrado, pelo menos no que diz respeito à confirmação oficial dos resultados pela instância superior venezuelana. O governo da Venezuela coloca fim às alegações de fraude nas eleições, que deram a vitória a Nicolás Maduro com mais de 51% dos votos.

“A perícia é confirmada de forma inequívoca e os resultados do dia 28 de julho, emitidos pelo CNE, são validados, onde Nicolás Maduro foi eleito Presidente da República para o período 2025-2031. O CNE deve publicar os resultados das eleições no Diário Eleitoral”, declarou a presidente da corte e da Sala Eleitoral do tribunal, Caryslia Beatriz Rodríguez.

Nas semanas recentes, o tribunal revisou as atas de votação entregues pelo Conselho Nacional Eleitoral, que havia declarado Maduro como vencedor. No entanto, relatos indicam que a corte não permitiu a participação de fiscais e especialistas dos partidos de oposição nessa revisão.

Como esperado, o Tribunal ordenou que a Procuradoria-Geral da República investigue supostos crimes de usurpação de funções, incitação à desobediência às leis, crimes cibernéticos, associação para cometer crime e falsificação de documentos, relacionados à divulgação das atas pela oposição em seu site.

A decisão de revisar as atas foi uma resposta a um pedido de Maduro para recontar os votos, após a oposição ter publicado em seu site registros de votação de 80% das mesas, mostrando que o candidato opositor Edmundo González teria vencido as eleições.

Fonte: O país

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate