União Europeia enviará aproximadamente 130 observadores para acompanhar as eleições gerais.

União Europeia enviará aproximadamente 130 observadores para acompanhar as eleições gerais.

União Europeia enviará aproximadamente 130 observadores para acompanhar as eleições gerais

A União Europeia (UE) vai enviar uma missão composta por 130 observadores para as eleições gerais em Moçambique, que ocorrerão em 09 de outubro. O anúncio foi feito pelo embaixador da UE.


Esta será a maior missão já enviada pelo bloco para acompanhar eleições em Moçambique. Os observadores começarão a chegar na próxima semana e serão distribuídos pelo país, conforme um acordo firmado entre a União Europeia e Moçambique, com o objetivo de monitorar o período pré-eleitoral, com foco especial no dia 09 de outubro.


“O objetivo desta missão é monitorar a situação local, entender como as eleições serão realizadas e fornecer uma avaliação que será apresentada ao governo, às instituições e ao público moçambicano”, explicou Antonino Maggiore.


Em maio passado, o bloco anunciou que o governo solicitou o envio de uma missão de observação eleitoral para as eleições deste ano, e a organização afirmou que estava avaliando o pedido.


Na mesma época, a União Europeia apelou para que as eleições deste ano fossem transparentes e livres de fraudes, considerando as preocupações levantadas pela sociedade civil e partidos de oposição em relação às supostas irregularidades nas sextas eleições autárquicas.


Mais de 17 milhões de eleitores estão registrados para votar nas eleições gerais de 09 de outubro, incluindo mais de 300 mil registrados no exterior.


Fonte: O país

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate