Fogo destrói depósitos de eletrodomésticos e vestuário na Cidade de Maputo
Um incêndio destruiu depósitos que armazenavam eletrodomésticos, roupas e calçados na cidade de Maputo. O Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) acredita que a causa provável tenha sido autocombustão, resultante da falta de ventilação adequada e das condições precárias das instalações.
O incêndio ocorreu na manhã desta sexta-feira, em Romos, no bairro de Chamanculo, na capital. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas após grande parte dos produtos terem sido consumidos pelo fogo.
“A hipótese mais provável para o início do incêndio é a autocombustão. O calor acumulado nas paredes é liberado para o interior, causando a inflamação dos produtos armazenados”, explicou Leonildo Pelembe, porta-voz do SENSAP. Ele acrescentou que a má gestão do armazenamento também contribuiu para o incidente.
Além dos danos, o episódio revelou que os depósitos operavam de forma ilegal. "Esses armazéns, que abasteciam várias lojas em Maputo, armazenavam eletrodomésticos como geladeiras, micro-ondas, e também roupas e calçados, em um ambiente sem ventilação e com estrutura frágil, o que levou ao colapso do teto", afirmou Pelembe.
Embora os proprietários não tenham fornecido detalhes, os prejuízos foram significativos.