Moçambique perdeu nove posições no ranking global referente ao Estado de Direito.

Moçambique perdeu nove posições no ranking global referente ao Estado de Direito.
Foto: Evidências



Moçambique perdeu nove posições no ranking global referente ao Estado de Direito.

O Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (International IDEA), com sede em Estocolmo, Suécia, divulgou o Relatório Global sobre o Estado da Democracia. Na atualização mais recente, Moçambique manteve a 118ª posição em representação política, mas caiu na classificação geral sobre o Estado de Direito.

Para elaborar o relatório, o International IDEA analisou quatro critérios: representação política, direitos civis, estado da democracia e participação política e civil.

Em relação a Moçambique, a organização observou que, embora o país tenha garantido a 118ª posição na representação política, houve uma queda de quatro lugares nos direitos civis, agora na 121ª posição.

Além disso, Moçambique sofreu uma queda significativa na classificação geral sobre o Estado de Direito, passando da 107ª para a 116ª posição. Na participação política e civil, o país desceu três posições, ocupando atualmente a 129ª.

O International IDEA também apontou que países de língua portuguesa têm registrado avanços nas classificações relacionadas ao estado da democracia.

Na lista mais recente, o Brasil é o melhor classificado entre os países lusófonos, ocupando a 42ª posição em representação política, 63ª em direitos civis, 53ª em Estado de Direito Democrático e 4ª em participação política.

Fonte: Evidências

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate