Não é aceitável assumir cargos para depois transferir responsabilidades

Não é aceitável assumir cargos para depois transferir responsabilidades

Não é aceitável assumir cargos para depois transferir responsabilidades

As pessoas não devem assumir posições de liderança apenas para, em seguida, transferirem as responsabilidades para terceiros. Essa é a opinião do Secretário de Estado do Desporto, Gilberto Mendes, ao comentar a participação de Moçambique no torneio de pré-qualificação para o Mundial de Basquetebol, cuja fase final ocorrerá na Alemanha em 2026.


Com três derrotas, contra México (65-71), Montenegro (52-74) e Nova Zelândia (63-79), a participação moçambicana no torneio deixou a desejar. A viagem das "Samurais" ao México quase foi comprometida devido a problemas logísticos relacionados ao pagamento das passagens. A delegação nacional chegou ao local da competição no próprio dia do jogo contra o México, sem tempo adequado para descanso.


Em sua reação, o Secretário de Estado do Desporto afirmou que a imagem do país foi prejudicada devido às circunstâncias que envolveram a viagem da equipe. Gilberto Mendes fez duras críticas à gestão da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).


"Não podemos constantemente buscar ocupar cargos de liderança e depois transferir as responsabilidades. A federação é responsável pelo basquetebol e por tudo o que acontece na modalidade, sejam sucessos ou fracassos. As falhas devem ser assumidas pela entidade responsável", destacou Gilberto Mendes.


Ele também sugeriu um caminho para evitar que esse tipo de problema ocorra novamente.


"Meu apelo é para que a federação se prepare com antecedência, para que erros como os que ocorreram agora não se repitam. Isso não é bom para o nosso país."


Sobre o desempenho da seleção nacional, Mendes acredita que as jogadoras mostraram potencial para alcançar melhores resultados.


"Com uma melhor planificação e organização, é possível obter resultados mais satisfatórios. Esse desencontro sobre quem pagaria as passagens e quando a seleção viajaria afetou negativamente a moral das atletas", afirmou o dirigente, que, apesar das dificuldades, considerou que as "Samurais" tiveram uma boa performance contra o México.


"Elas poderiam ter tido um desempenho melhor contra Montenegro e Nova Zelândia. Precisamos valorizar essa seleção, pois ela tem nos proporcionado muitas alegrias", concluiu. A seleção nacional ainda terá outra oportunidade de qualificação para o Campeonato Mundial.


Fonte: O país

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate