Moçambique está em busca de recursos financeiros para a preservação da floresta do Miombo.

Moçambique está em busca de recursos financeiros para a preservação da floresta do Miombo.


Moçambique está em busca de recursos financeiros para a preservação da floresta do Miombo.

Hoje, Moçambique está realizando um evento nos Estados Unidos voltado para a captação de recursos para a preservação da floresta do Miombo. A ocasião conta com a presença dos presidentes do Malawi e de Botswana. A visita do Presidente da República tem sido aproveitada para diversas reuniões.

Durante os grandes encontros das Nações Unidas, Filipe Nyusi tem usado seu tempo para se encontrar com importantes figuras e representantes de várias instituições, tanto públicas quanto privadas.

Neste domingo, o presidente teve uma reunião privada com o ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos, país com o qual Moçambique tem fortalecido seus laços nos últimos anos. Ele também se reuniu com o secretário-geral do Conselho da Europa, onde discutiram questões como a segurança cibernética.

Alain Berset, secretário-geral do Conselho Europeu, comentou: “Nossa relação com Moçambique no âmbito da Convenção sobre Cibercrime é positiva, e estamos focados em ampliar essa colaboração. Foi uma ótima oportunidade para dialogar com o Presidente sobre a nova convenção sobre inteligência artificial, com a qual acredito que também poderemos cooperar.”

Além disso, como parte da agenda de proteção ambiental que Moçambique traz a Nova Iorque, Filipe Nyusi se encontrou com especialistas e instituições que colaboram na salvaguarda da biodiversidade, especialmente da floresta do Miombo.

“Uma das razões que nos traz aqui é representar aqueles que não podem vir por si mesmos — a terra, os oceanos e as árvores — e ressaltar a importância do cuidado com o meio ambiente”, afirmou Sylvia Earle, bióloga da National Geographic.

Na noite desta segunda-feira, em Nova Iorque, e na madrugada de terça-feira em Maputo, Moçambique está realizando uma sessão para buscar financiamento destinado à proteção da floresta do Miombo. O país se destaca como líder dessa iniciativa na África Austral e contará com a presença dos presidentes do Malawi e de Botswana.

“A impressão que temos é de que existe um forte comprometimento, não apenas em relação à acolhida da proposta de Moçambique, mas, especialmente, pelo apoio decisivo que têm oferecido para a concretização dessa iniciativa. Isso é evidente considerando que a última reunião ocorreu em abril, há menos de seis meses. Assim, temos agora um encontro específico para que nos informem sobre o financiamento a ser disponibilizado para este projeto”, comentou Ivete Maibasse, ministra da Terra e Ambiente.

O projeto de proteção da floresta do Miombo está orçado em mais de 500 milhões de dólares, com garantias já obtidas de mais de 150 milhões. Portanto, a reunião de hoje pode ser determinante para o futuro dessa iniciativa.

Fonte: O País

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Número total de visualizações de páginas

Translate